Arquivo 2012

6 e 7 de Dezembro de 2012 

Formação em Preservação Digital

Atualmente, um dos maiores desafios para a preservação digital é a identificação dos formatos que se encontram nos nossos arquivos e repositórios. Sem saber aquilo que temos, é impossível realizar qualquer planeamento ou ação de preservação.

Apesar de se terem desenvolvidos alguns trabalhos nesta área, a verdade é que a natureza dos formatos digitais e a sua constante evolução significa que o problema nunca será efetivamente "resolvido". Este curso de formação promovido pelo projeto SCAPE dar-lhe-há a conhecer a experiência e a capacidade necessária para escolher com confiança ferramentas de caracterização e identificação de formatos adequados ao seu problema específico de preservação. 

Nesta formação irá também tomar conhecimento de como integrar estas ferramentas nos seus próprios sistemas e fluxos de trabalho, aproveitando a experiência dos nossos formadores.

Junho de 2012 

ENUMERATE - Estatísticas sobre digitalização do património cultural europeu : relatório publicado.

Encontra-se já publicado o  Survey Report on Digitisation in Cultural Heritage Institutions 2012, do projeto ENUMERATE. Este Relatório representa o primeiro grande estudo sobre o estado atual da digitalização na Europa. Trata-se do resultado de um inquérito levado a cabo pela Rede Temática ENUMERAT em 29 países, com o apoio de coordenadores nacionais. 
Consultar o documento em Digitalização > Documentos de apoio.

Fevereiro de 2012 

Estudo de Estado da Arte em Preservação Digital orientado a repositórios institucionais.

O presente estudo está inscrito no plano de atividades de 2011 do projeto Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e assinala o início do interesse do RCAAP no domínio da preservação digital na esfera dos repositórios de acesso aberto. Para além de recolher informação atualizada sobre o tema e as iniciativas mais relevantes relacionadas com a preservação digital, o objetivo deste documento é também o de informar e orientar futuras atividades e desenvolvimentos relacionados com a preservação digital no âmbito do RCAAP em anos vindouros.
Consultar o documento em Preservação digital > Documentos de apoio.

Manifesto da IFLA sobre as Bibliotecas Digitais

O Manifesto da IFLA Bibliotecas Digitais estabelece princípios para prestar apoio a bibliotecas na implementação de actividades de digitalização sustentáveis e interoperáveis. Além disso, os bibliotecários são incentivados a participar activamente na formulação e implementação de estratégias nacionais de tecnologia da informação e iniciativas de comunicação para apoio nacional e internacional de bibliotecas digitais através de programas de digitalização a larga escala, que pode estender o acesso de todos à informação cultural e científica.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License