Organizações internacionais

American Library Association (ALA)

Esta associação de bibliotecários norte-amercanos tem como objectivo promover o desenvolvimento e melhoria de bibibliotecas e serviços de informação, bem como a profissão do profissional da informação.
Disponibiliza uma série de recursos para profissionais da informação.

Canadian Heritage eng fra

Departamento do Governo do Canadá responsável pelos programas e políticas nacionais de domínio cultural e cívico. Nesse sentido, promove a digitalização e preservação digital, incrementando o acesso dos cidadãos aos conteúdos culturais.

Collaborative Digitization Program (CDP)

Guia para apoio na decisão de digitalização, preservação digital, direitos de autor, metadados. Orienta ainda na escolha dos formatos a adoptar, alertando para a sua importância devido à obsolescência, quer dos formatos quer das tecnologias.

Digital Best Practices (DBP)

Da responsabilidade da Biblioteca de Washington, tem como objectivo fornecer orientações para projectos de digitalização e preservação digital.

Digital Curation Centre (DCC)

A Digital Curation Centre tem como objectivo apoiar todas as instituções britânicas que armazenam, gerem e preservam documentos em formato digital.

Digital Preservation Coalition (DPC)

Organização sem fins lucrativos que tem como objectivo sensibilizar para a importância da preservação dos documentos digitais. Disponibiliza um manual em inglês.

Digital Preservation Europe (DPE)

Parceria de várias instuições europeias que levam a cabo projectos de preservação digital.

European Commission on Preservation and Access (ECPA)

A ECPA foi criada em 1994 para promover a preservação do património documental europeu. Apesar da sua actividade ter cessado em 2008, o site que a suportou continua acessível, disponibilizando uma base de dados (Gateway for Resources and Information on Preservation - GRIP) de informação sobre preservação.

A GRIP contém referências bibliográficas seleccionadas e antotadas sobre preservação digital, links para sites, projectos, organizações e grupos de discussão.

International Council on Archives (ICA)

Associação internacional de arquivistas em cujo centro de recursos podemos consultar documentação sobre digitalização e preservação digital, bem como sobre metadados e aspectos legais. Site em inglês e francês.

International Federation of Library Associations (IFLA)

Organização internacional onde podemos encontrar as seguintes secções e comités: Preservação e conservação; Comité para o copyright e para outros aspectos legais; Centro de preservação e conservação.

Library of Congress (LC)

A maior biblioteca dos EUA, e uma das maiores do mundo, disponibiliza no seu site uma série de procedimentos, normas e documentos sobre colecções digitais e sobre preservação digital.

Memory of the Word eng fra

Programa da UNESCO iniciado em 1992 com o objetivo de identificar e preservar documentos e arquivos de grande valor histórico. Oferece uma lista de documentos, bases de dados e projectos de digitalização e preservação digital.

Online Computer Library Center (OCLC)

Com sede em Dublin, Ohio nos EUA, pretende ser um ponto de ligação entre bibliotecas, museus e arquivos de todo o mundo, propondo desenvolver e facilitar o acesso à informação. Presta vários serviços no campo da gestão documental e da preservação dos materiais.
Oferece documentação útil para o planeamento e gestão de projectos de digitalização e preservação digital.

Preserving Access to Digital Information (PADI)

Iniciativa da Biblioteca Nacional da Austrália que tem como objectivo fornecer ferramentas para gerir e preservar a informação em formato digital de forma que esta possa estar disponívelno futuro.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License