Digitalização em Portugal

Nesta página poderá encontrar uma lista de projectos de digitalização realizados em Portugal e disponíveis online. Para além desta selecção, disponibiliza-se ainda uma lista de projectos digitais elaborada pela Biblioteca Nacional de Portugal, no âmbito do projecto europeu Minerva, denominado Digitalização em Portugal. Alertamos para o facto de esta lista não ser actualizada desde 2004.

Não podemos deixar de destacar o Projecto EuropeanaLocal tem como principal objectivo disponibilizar online no site Europeana conteúdos culturais digitais locais de toda a Europa.

local.jpg

Esta rede, em Portugal, é coordenada pela Fundação Museu Nacional Ferroviário.

Não encontrou o seu projecto? Divulgue-o

Arquivo Digital da Fundação Humberto Delgado

Para além de oferecer informação sobre Humberto Delgado (biografia, bibliografia e fotografias) esta fundação disponibiliza um arquivo digital.
Saiba mais

Arquivo Digital Municipal de Ponte de Lima

Este arquivo municipal digitalizou uma parte do seu acervo, o qual pode ser consultado on-line a partir do site do arquivo. São diversos os documentos relacionados com Ponte de Lima que podem ser consultados: cartas régias, pergaminhos, forais, actas, postais, etc.
Saiba mais

Arquivo Digital RODA

Arquivo desenvolvido pela DGARQ (Direcção-Geral de Arquivos) que terá capacidade para incorporar documentos electrónicos de forma controlada assegurando a sua gestão ao longo do tempo e a sua acessibilização aos utilizadores.
Saiba mais

Arquivo Electrónico da Democracia Portuguesa do Centro de Documentação 25 de Abril

Através do site deste centro de documentação da Universidade de Coimbra é possível aceder a documentos históricos sobre a Revolução de 25 de Abril de 1974 e a transição da democracia portuguesa. Oferece ainda um arquivo de sons e vídeos.
Saiba mais

Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian

A biblioteca desta fundação disponibiliza através do site Flickr uma importante base de dados fotográfica. Estão disponíveis importantes colecções sobre talha e azulejaria portuguesa, e o acervo do Estúdio Mário Novais e do pintor Amdeo de Souza Cardoso.
Saiba mais

Biblioteca Digital da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Esta biblioteca digital tem a sua génese no projecto Património bibliográfico e documental da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, um projecto de conservação, digitalização e difusão, com início em 2005.
Saiba mais

Biblioteca Digital da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

O objectivo principal desta biblioteca digital é a edição, em formato digital, das publicações da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Para além das diversas séries da revista e de todas as outras publicações periódicas, também disponibiliza livros publicados por aquela Faculdade.
Saiba mais

Biblioteca Digital da Fundação Mário Soares

Esta fundação através da sua biblioteca e arquivo disponibiliza na Internet, a partir de Dezembro de 2006, documentos essenciais dos acervos nela depositados, dando assim acesso directo a informação que, na sua maioria, apenas se encontrava disponível nas suas instalações.
Saiba mais

Biblioteca Digital da Imprensa Periódica Vilacondense

Projecto da Biblioteca Municipal de Vila de Conde que disponibiliza a imprensa periódica vilacondense digitalizada. Foram digitalizados 46 títulos de jornais e revistas publicados em Vila do Conde, entre os anos de 1871 e 1983.
Saiba mais

Biblioteca Digital de Botânica

Através deste projecto poderá aceder de modo gratuito e universal a recursos existentes na Biblioteca do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, nomeadamente, livro antigo, livros manuscritos, espólios de botânicos constituídos por correspondência manuscrita, fotografias, desenhos, etc.
Saiba mais

Biblioteca Digital de Figueiró dos Vinhos

Projecto da Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos, nascido em 2007, visa conservar e difundir a memória colectiva local através da localização, recolha e preservação do património documental deste concelho. Esta biblioteca é composta por jornais, revistas e um banco de imagens. Conta actualmente com aproximadamente 23 000 páginas e mais de 1000 fotografias.
Saiba mais

Biblioteca Digital do Alentejo

Levada a cabo pela Fundação Alentejo-Terra Mãe, esta biblioteca digital oferece um fundo documental regional em suporte electrónico, propondo a conversão a formato digital de obras, quer impressas quer manuscritas, relativas à Região do Alentejo.
Saiba mais

Biblioteca Digital do Centro de Estudos de Teatro

Neste site encontrará textos de teatro do século XVI e XVII em formato PDF. Disponibiliza ainda artigos em linha em português de inglês. Oferece acesso a um sistema de informação sobre teatro em Portugal. Os documentos estão disponíveis a partir do Catálogo de Obras de Teatro Osório Mateus.
Saiba mais

Biblioteca Digital do Ministério das Finanças

Esta biblioteca digital foi criada com o objectivo de divulgar, em formato digital, o fundo documental da Biblioteca Central do Ministério das Finanças. Deste fundo destaca-se o conjunto dos Orçamentos de Estado e das Contas do Estado desde o século XIX até à actualidade, bem como a produção editorial do próprio Ministério.
Saiba mais

Biblioteca Digital dos Municípios da Ria

Biblioteca digital onde o conhecimento organizado do património da Região dos Municípios da Ria está livremente disponibilizado.
Saiba mais

Biblioteca Geral Digital da Universidade de Coimbra

O objectivo desta biblioteca digital, criada em 2007, é facultar, através da Internet e sem limitações, aos investigadores e ao público em geral cópias digitais de documentos originais da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, impressos e manuscritos, que, pela sua natureza, impõem um acesso restrito e consulta reservada.
Saiba mais

Biblioteca Nacional Digital

Esta biblioteca digital foi lançada como projecto da Biblioteca Nacional de Portugal em Fevereiro de 2002, enquanto serviço de acesso on-line à cópia digital de documentos das suas colecções, integrando obras que desde 1998 já vinham sendo digitalizadas no contexto de exposições e outras actividades de difusão cultural da Instituição.
Saiba mais

Centro de Conhecimento dos Açores

Neste site pode encontrar um conjunto de documentos digitalizados relativos aos Açores. Existe um arquivo digital com o acesso a documentos de grande importância para a história dos Açores e de Portugal, e uma biblioteca digital, com acesso a obras raras e que se encontram esgotadas.
Saiba mais

Centro de Documentação e de Publicações da Fundação Cuidar O Futuro

Fundação que tem à sua guarda o arquivo histórico de Maria de Lourdes Pintasilgo. Em 2006 o centro de documentação desta fundação iniciou o projecto Memória na Internet de Maria de Lourdes Pintasilgo com o objectivo de preservar e comunicar o património arquivístico à sua guarda e garantir a sua disponibilização em suporte digital e na Internet.
Saiba mais

Direcção-Geral de Arquivos

Disponibiliza mais de 52.500 documentos, que incluem alguns dos principais tesouros da Torre do Tombo relativos à história de Portugal, bem como documentos à guarda dos diversos arquivos distritais.
Saiba mais

Hemeroteca Digital

Esta biblioteca digital, da responsabilidade da Hemeroteca Municipal de Lisboa, tem por objectivo a construção duma biblioteca digital de jornais e revistas caídos em domínio público. Com este projecto, nascido em 2005, pretende-se criar um sítio de referência para a consulta on-lin e difusão pública do universo fascinante da imprensa periódica portuguesa.
Saiba mais

Memória de África

Biblioteca digital mantida pela Universidade de Aveiro e o Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento, a Memória de África, mais recentemente rebaptizada como Memórias de África e do Oriente, tem como objectivo principal a criação de uma biblioteca virtual que reúna obras relacionadas com a temática do desenvolvimento e cooperação com os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Saiba mais

Portal Português de Arquivos

O Portal Português de Arquivos (PPA) é um projeto da DGARQ integrado na Rede Portuguesa de Arquivos (RPA). Tem na sua base o protocolo OAI/PMH e a tecnologia de Web-harvesting. Funciona como um ponto agregador de acesso aos arquivos portugueses, permitindo ao utilizador realizar pesquisas em todos os repositórios de arquivo que tenham aderido à RPA.
Saiba mais

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License