Quem Somos

Este projecto foi criado em 2009 no âmbito do seminário Organização da Informação e do Conhecimento Digitais leccionado pela Professora Doutora Maria Manuel Borges do mestrado em Informação, Comunicação e Novos Media da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A criação deste projecto resultou da constatação do reduzido número de sites ou outros recursos electrónicos em língua portuguesa sobre digitalização e preservação digital. Com um carácter marcadamente pragmático, pretende-se com este projecto partilhar um conjunto de recursos sobre esta área devidamente seleccionados e organizados. Trata-se, por isso, de um guia de recursos para os profissionais de informação dos países de língua portuguesa que queiram desenvolver e implementar programas de digitalização e preservação digital nas suas instituições.

Propõe-se um conjunto de documentos de apoio, todos eles disponíveis na Internet, sobre digitalização, preservação digital, metadados, propriedade intelectual e direitos de autor. Apesar da maior parte da bibliografia sobre o tema se encontrar em inglês, houve a preocupação em oferecer informação em português, espanhol e francês.

Seleccionou-se, também, um conjunto de empresas portuguesas prestadoras de serviços na área da digitalização, complementada com informação sobre tecnologia e equipamentos disponíveis actualmente no mercado.

Apresenta-se, ainda, uma recolha de projectos de digitalização de conteúdos culturais (bibliotecas, arquivos e centros de documentação) existentes actualmente nos países de língua portuguesa. Os projectos seleccionados correspondem apenas àqueles cujos documentos digitalizados se encontram disponíveis online.

Como se trata de um projecto em aberto a todos os interessados por estas matérias, foi utilizado na sua construção a ferramenta colaborativa Wikidot.com. Esta aplicação possibilita a construção de um website que permite a edição colectiva dos seus conteúdos, permitindo a participação de todas as pessoas na criação, revisão e integração de conteúdos.

Responsáveis pelo projecto

Carla Ferreira

carla.jpg

Carla FerreiraCarla Ferreira
Bibliotecária na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e colaboradora no Curso de Especialização em Ciências Documentais da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Leonor Lopes

leonor

Leonor LopesLeonor Lopes

Documentalista responsável pelo Centro de Documentação da Direcção Regional de Cultura do Centro.

Sérgio Mangas

sergio

Sergio MangasSergio Mangas

Bibliotecário responsável pela Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License